Prefeitura investe mais de R$ 72.000 mensais para manter médicos no Hospital Municipal

Mesmo com a crise econômica e alguns recursos sofrendo baixas mês a mês, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para que as ações voltadas à população não sejam interferidas. Prova disso é que enquanto a maioria dos municípios refaz as contas e definem cortes, o município de Grossos continua mantendo médicos, exames e cirurgias particulares e anuncia novas aquisições.

De acordo com um levantamento realizado pelo setor financeiro da secretaria, mensalmente o município investe R$ 72.700,00 para manter médicos 24hs no Hospital Municipal Flaviana Jacinta. “Parte desses recursos são provenientes do Governo Federal, mas nós arcamos com a maior quantia, mais de R$ 51.000,00”, conta a secretária municipal de saúde, Maria de Fátima.

Segundo ela, os repasses realizados pela união somados totalizam R$ 21.133,35, o que daria para pagar médicos por apenas 14 dias, levando em conta que um plantão gira em torno de R$ 1.500,00. Ou seja, no restante do mês é a administração municipal que assume os pagamentos, mesmo com a obrigação sendo do governo federal.

“Nós pagamos cerca de R$ 50.000,00 mensalmente com recursos dos royalties para manter os médicos no Hospital Flaviana Jacinta”, explica a secretária municipal de administração e finanças, Simone Fátima. “Trabalhamos para manter e melhorar esse serviço de médico 24h que foi criado na gestão do nosso secretário geral, João Dehon, mas infelizmente acontecem contratempos, o que não quer dizer que sejamos omissos com a situação”, conta ela.

Saúde é prioridade

No último sábado (02) o prefeito Mauricinho anunciou a aquisição de novos equipamentos, mobiliários e de um carro 0 km para prestar serviços na Secretaria Municipal de Saúde. Investimentos na ordem de R$ 300.000,00 que favorecerá as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal Flaviana Jacinta.

“Além de investir nos programas de saúde voltados para a atenção básica que é a nossa obrigação, nos preocupamos em oferecer bom atendimento na urgência, alta e média complexidade, com investimentos em exames e cirurgias particulares, além de estarmos sempre investindo nas melhorias estruturais dos postos e do hospital”, destaca o prefeito Mauricinho.