Secretaria de Saúde contabiliza 62,56% do público alvo imunizado contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe no município. De acordo com os dados, já foram aplicadas 1.178 doses da vacina no público alvo que é de 2.459, segundo o Ministério da Saúde. Hoje, a cidade conta com 62,56% de cobertura vacinal.

A meta estabelecida pelo governo é de 90% do público alvo, mas a Secretaria de Saúde acredita que deve ultrapassar, conforme coloca a secretária adjunta da pasta, Raquel Raíza. “Temos uma meta de 90% de vacinação e queremos ultrapassa-la, para isso equipes de vacinadores estão percorrendo as ruas, indo casa a casa, para garantir a imunização”.

Raquel ainda solicita que a população contemplada com a vacina e que por algum motivo ainda não se vacinou, procure a unidade de saúde mais próxima, pois a campanha segue até a próxima sexta-feira (26).

Tem direito a vacina contra gripe crianças de 06 meses a 05 anos incompletos, gestantes, puerperas, idosos, trabalhadores de saúde e professores, estes incluídos na campanha desse ano por terem contato direto com crianças e, por isso, possuem um risco maior de serem contaminados ou contaminarem uma criança.

A vacina protege sobre 03 subtipos de do vírus influenza (gripe) que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo dois do Tipo A – H1N1 e H3N2 – e o Influenza B.