Grossos participa da Conferência Estadual da Assistência Social

Foto: Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social

O município de Grossos participou nos dias 31 de outubro e 1º de novembro da Conferência Estadual da Assistência Social realizada na Escola de Governo, em Natal. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o evento contou com a participação de representantes da cidade, escolhidos durante a conferência local, e mais de 300 pessoas de municípios de todo o estado.

De Grossos, a assistente social, Janaína Cirilo e a estudante de serviço social, Magacia Fernandes, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e população da cidade, respectivamente, participaram das atividades dentro da programação do evento, entre elas, a apresentação, debates, e escolhas de propostas que serão levadas para a conferência nacional, em Brasília.

Das ideias apresentadas pelo município, com apoio no desenvolvimento de outras cidades, duas foram selecionadas, sendo uma a nível estadual e outra nacional, como a do fortalecimento da intersetorialidade como estratégia de gestão, visando a garantia de direitos e potencializar estratégias que possam incidir na prevenção e na redução da violência, sobretudo a segmentos em situação de maior vulnerabilidade, que deve ser aplicada em todo o território potiguar.

Em nível nacional, a proposta de delimitar competências e funções dos aparelhos institucionais e equipes técnicas em face do Poder Judiciário através da implantação e elaboração de protocolos na relação do SUAS/Sistema de Justiça, garantindo que os trabalhadores e trabalhadoras da Assistência Social sejam designados para trabalharem nas atividades da política da Assistência Social e não assumirem atribuições do eixo de responsabilização do sistema de garantia de direitos ou de outras políticas públicas foi a escolhida.

Além das propostas escolhidas, Grossos, através de seus representantes ficaram na suplência para compor a comitiva do Rio Grande do Norte na Conferência Nacional da Assistência Social que deve ser realizada até o final do ano na capital federal.

A Conferência da Assistência Social é um espaço democrático de participação da sociedade na efetiva contribuição da mesma na formulação das políticas públicas. Além disso, é um momento essencial para reafirmar o papel da assistência social como política garantidora de direitos.

Foto: Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social