Profissionais da saúde são capacitados para atuação no combate ao cigarro

Grupos de combate ao tabagismo deverão ser criados pela Secretaria de Saúde

Foto: Matheus Felipe/Secretaria de Comunicação

Dezenas de profissionais da saúde participaram na manhã dessa quinta-feira (19) da Capacitação sobre a Abordagem Intensiva no Tratamento do Fumante, realizada no Polo Educa Grossos, através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde Pública do Governo do Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação é a preparação para que os servidores atuem na formação de grupos de combate ao cigarro. “Sabemos dos inúmeros malefícios causados pelo cigarro, então é uma ação grandiosa na busca da promoção, prevenção e proteção à saúde”, explica a secretária adjunta de saúde, Raquel Raíza.

Equipes de saúde da família de todas as áreas do município participaram da formação. O objetivo é que os profissionais atuem nos grupos dentro das Unidades Básicas de Saúde, na zona urbana e rural, conscientizando e ofertando o tratamento aos fumantes.

O combate e a prevenção ao cigarro são foco das esferas municipal, estadual e federal. “Atualmente, as empresas de cigarro pagam cerca de 06 bilhões de impostos ao governo, e o governo gasta mais de 26 bilhões nos tratamentos de doenças relacionados ao cigarro”, destacou Lizabeth Damascena, responsável pela capacitação.

Foto: Matheus Felipe/Secretaria de Comunicação