Saúde inicia campanha de imunização contra a poliomielite e sarampo

Com responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, campanha terá “Dia D” de mobilização em 18 de agosto

Foto: SECOM

Começa nessa segunda-feira, 06, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Até o dia 31 de agosto, a meta é vacinar pelo menos 95% das 530 crianças com idade entre 01 ano a menores de 05 anos que vivem em Grossos. Durante este período, os pais e responsáveis devem levar as crianças a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo imprescindível a apresentação da caderneta de vacinação. O “Dia D” de mobilização da campanha está marcado para o dia 18.

Com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem, do sarampo e da rubéola, o Ministério da Saúde adotou como estratégia a imunização indiscriminada, ou seja, todas as crianças que se enquadram nesta faixa etária, mesmo as que estejam com a caderneta em dia, devem ser vacinadas. Com relação ao sarampo, somente estão dispensadas da aplicação crianças que receberam a vacina tríplice viral a menos de 30 dias, mas isso não exclui a necessidade de que elas sejam imunizadas contra a poliomielite.

No município, a campanha está sendo realizada através da Secretaria Municipal de Saúde que convoca toda a população, em especial os pais de crianças dentro da faixa etária da campanha. “É muito importante a participação da comunidade para eu possamos manter nosso município livre dessas doenças, batendo todas as metas como temos conseguido em cada ano”, enfatiza Raquel Raiza, secretária adjunta de saúde.