Vigilância Epidemiológica e Polícia Militar realizam fiscalização e levam orientações para população e comerciantes

Ação aconteceu durante esse domingo, 17, objetivando conter avanço do coronavírus

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e a Guarnição da Polícia Militar de Grossos realizaram neste domingo, 17, mais uma ação de fiscalização e orientação aos moradores e comerciantes da zona urbana e rural com o objetivo do cumprimento dos decretos estaduais e municipais relacionados a contenção do novo coronavírus, através do isolamento social.

A ação teve início na zona urbana e seguiu pelas praias e comunidades rurais, onde foram encontrados dois estabelecimentos de venda de bebidas alcóolicas em funcionamento, e a equipe levou as orientações sobre os decretos, bem como a importância de evitar aglomerações de pessoas, dificultando a propagação do vírus. Após as orientações, ambos estabelecimentos foram fechados.

A multa para quem descumprir o decreto pode ser de até R$ 50.000,00 tanto para pessoa física ou jurídica, além da adoção de medidas administrativas como a apreensão, interdição e o emprego de força policial, bem como da responsabilização penal, pela caracterização de crime contra a saúde pública, tipificado no art. 268 do Código Penal, e civil. Apenas estabelecimentos classificados como essenciais podem estar em funcionamento, entretanto atendendo as medidas sanitárias.